Acredite se quiser, mas uma identidade visual bem formulada faz TODA a diferença no posicionamento de uma marca. Mas, porque é importante ter uma identidade visual dentro do branding (gestão da sua marca)?
Para refletir: quando você pensa em Coca-cola, possivelmente você lembra daquela Fonte icônica, aquela combinação de vermelho vivo com branco, e é claro o formato da garrafa de Coca… Seria totalmente difícil imaginar a Coca-Cola sendo azul com preto, por exemplo, porque essa paleta de cores não representaria o que a outra representa, a mensagem que a marca quer passar aos consumidores.
O reconhecimento de grandes marcas como: Coca-Cola, Nike, Facebook, Amazon, Apple, McDonald ‘s, etc…é fruto de uma boa identidade visual e uma boa estratégia de posicionamento. Da mesma forma que as pessoas se expressam através de seus estilos, as marcas expressam sua identidade através de certas formas de aparência, de tom de voz e de comportamento.
Por isso, na hora de montar uma identidade visual é importante definir:
1- a voz da sua marca, sua personalidade;
2- suas ideias e valores fundamentais;
3- o melhor estilo de design para o segmento;
4- um logo que represente o que a marca é;
5- uma paleta ideal de cores;
6- um slogan perfeito;
7- um layout em diversas plataformas;
8- o posicionamento com consciência, seguindo o padrão estabelecido;
9- um manual de marca.
Todas essas etapas são complexas e precisam de estratégia e direcionamento profissional. Por isso, grandes marcas têm equipes de marketing inteiras focando apenas na manutenção de suas imagens.
A identidade visual é muito importante para o reconhecimento, a compreensão, o posicionamento e a diferenciação da sua marca. É ela que faz com que seu produto/serviço possa se destacar em meio a muitos outros e ser lembrado no momento de decisão de compra.
Por esses motivos é extremamente necessário investir em uma boa construção de identidade visual para a sua marca.