Você já deve ter ouvido falar várias vezes que precisa definir e conhecer o seu público-alvo! True story! Mas o que quer dizer isso?
‘’A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.’’ Peter Drucker
Se existe uma regra clara na comunicação é de que você não deve ‘’atirar para todos os lados’’, pois existem diversos tipos de preferências. O famoso pensamento de que ‘’não dá para agradar a todos’’ é uma realidade. Quanto mais você se esforçar para vender para quem não se interessa pelo seu produto, mais vai perder oportunidades com o seu verdadeiro público.
E não para por aí: no Marketing Digital também há o termo ‘’persona‘’, que é parecido com público-alvo, mas são coisas diferentes que você precisa identificar no seu negócio! A principal disparidade entre essas duas estratégias é que uma é mais genérica baseada em dados demográficos e outra embasada em comportamentos.
Ah e claro que essas características não são escolhidas aleatoriamente ou baseadas no ‘’achismo’’, são muitas pesquisas e análises de mercado para definir o público e persona certa. Assim, eles proporcionam diferentes oportunidades para a sua empresa vender mais. Vamos conhecer cada um?
Público-alvo
Público-alvo é o segmento do mercado que a sua marca deve penetrar (ter relevância em vendas) baseado em um perfil demográfico e nas características tangíveis e intangíveis (valor agregado) do seu produto.
Dentre as vantagens de ter um público bem definido está criar uma comunicação mais eficiente (por exemplo, se seu público é adolescente, você não fala com ele em uma linguagem formal). Além de poder aproveitar as oportunidades do mercado de acordo com as preferências do público e definir um posicionamento relevante que te aproxime dos clientes em potencial.
Conheça as características que influenciam suas decisões de consumo e por isso, determinam o público-alvo:
Depois de definidos os atributos do seu público, toda a sua comunicação é direcionada a esse segmento para atingi-lo estrategicamente para que se torne um cliente.
Persona
A persona é uma estratégia de Inboud Marketing que explora detalhes específicos para definir o ‘’cliente ideal fictício’’ a partir de um perfil com linguagem e características próprias. Essas informações ajudarão a construir abordagens mais direcionadas para esta única pessoa, e não para um grupo genérico do público-alvo.
Assim como o público, a persona é baseada em dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, dores (problemas e anseios a serem solucionados pelo consumo) e objetivos. Enquanto existem diferentes grupos de características do público-alvo, são diferentes tipos de personas baseadas na personalidade e busca do cliente, sendo a Branding Persona a mais comum.
Com uma descrição ampla e complexa sobre o perfil do personagem, a empresa define o público com quem quer interagir, ficando mais livre do que no público-alvo que a decisão deve ser totalmente baseada nos dados, sem preferências.
Por isso, o público segmentado é usado na definição do posicionamento da marca e no direcionamento das mídias em campanhas. Já a persona é usada em estratégias de Marketing de conteúdo e relacionamento, buscando dialogar com o público de forma mais pessoal.